A história da Ótica Diorama iniciou-se em 1962, quando Mariano Mochko, com apenas doze anos de idade, teve seu primeiro contato com o ramo óptico empregando-se como aprendiz de surfaçagista em uma pequena ótica no centro de Curitiba.
Dos doze aos dezoito anos de idade, Mariano trabalhava meio período; alternando seu trabalho com os estudos, até atingir sua maioridade e ser convocado para servir o Exército.
Em 1970, assim que cumpriu seu dever com a pátria, Mariano deparou-se com a necessidade de reinserir-se no mercado de trabalho. Com isso, não esquecendo de suas habilidades em Laboratório Óptico, decidiu mudar-se para a cidade de São Paulo para investir na carreira de Óptico; o que o levou a conquistar o diploma de Técnico em Óptica pelo SENAC.
Formado, Mariano empregou-se em uma ótica no centro de São Paulo, onde trabalhou por cerca de dez anos e conheceu a sua atual esposa e sócia, Ivone.
Devido a vasta experiência adquirida no ramo óptico, Mariano e Ivone retornaram à Curitiba e fundaram sua própria ótica, batizando-a de Ótica Diorama e dando início às suas atividades no dia 10/02/1979.
Ao longo dos anos, a empresa prosperou de modo que os possibilitou a estabelecer um laboratório óptico próprio completo e a abrir uma filial em Araucária, região metropolitana de Curitiba.
O sonho se concretizou, e em 2013 a Ótica Diorama foi capaz de estabelecer uma nova sede de instalação mais ampla, laboratórios modernos de ponta e estacionamento próprio.